mentoring

Mentoring é uma espécie de tutoria onde um profissional mais velho e mais experiente orienta e compartilha com profissionais mais jovens, que estão iniciando no mercado de trabalho ou numa empresa, experiências e conhecimentos no sentido de dar-lhes orientações e conselhos para o desenvolvimento de suas carreiras. Estas
orientações vão desde o âmbito pessoal até o profissional, apontando direções e estabelecendo desafios que permita, ao mentorado desenvolver seus conhecimento tácito a partir de suas experiências.  

No mentoring não há um tempo definido para que o processo seja finalizado, pois esta tutoria é dada de acordo com a evolução do tutorado, diferente do processo de coaching, no qual o processo tem início, meio e fim, dentro de um prazo  pré-determinado. No mentoring esse prazo pode ser estendido até que o cliente tenha os conhecimentos e mais experiências necessários para que esteja apto a tomar conta da carreira de forma independente. 

O mentor de um jovem profissional não será necessariamente seu chefe ou alguém dentro do seu contexto hierárquico. A relação do mentor com o mentorado é marcada pelo respeito e confiança. Isso permite que sejam
apresentados direcionamentos em forma de conselhos, provocações e estímulos que permitam o desenvolvimento dos talentos do mentorado.