Pessoas produtivas têm manhãs organizadas
Uma rotina matinal influencia na produtividade mais do que você imagina
Se você costuma acordar poucos instantes antes da hora de sair para o trabalho e faz tudo na maior correria de manhã, talvez seja hora de mudar. Claro que cada indivíduo pode criar os próprios hábitos para concluir melhor seus projetos, mas a verdade é que pessoas de sucesso têm práticas em comum. Uma delas é ter uma rotina matinal bem organizada. Enquanto muitos tentam recorrer à tecnologia - o que não é necessariamente errado, só que não resolve a situação isoladamente -, investindo em aplicativos de organização e metas, pessoas produtivas investem em ‘manhãs poderosas’, como você pode conferir mais detalhadamente neste artigo. A conclusão veio de um estudo sobre pessoas altamente produtivas, realizado por Don Markland.
Dentro do processo do desenvolvimento pessoal, a produtividade é um dos principais temas que nos afetam. Afinal, ser produtivo é o que vai te ajudar a concluir metas, alcançar resultados e sentir orgulho do próprio crescimento. Avaliar a rotina e incluir algumas horas de organização logo cedo é um passo muito válido para esse avanço. Lembre-se que os novos processos não precisam ser perfeitos, mas você deve ao menos sair do lugar. Alguns passos dentro dessas manhãs produtivas são o diferencial entre construir algo relevante no período e apenas acordar mais cedo.
1. Leia
Sua mente é como um músculo e deve ser exercitada um pouco todos os dias. Faça buscas em sites de literatura, pesquise por obras que possam ser interessantes e desafiadoras. É ótimo que você leia sobre empreendedorismo, por exemplo, se é um tema do seu interesse, mas não esqueça dos grandes nomes da literatura, muitas obras ficaram para a história por incentivarem reflexões muito interessantes. Sem tempo? Diversos livros clássicos têm menos de 100 páginas. Dê uma chance e se surpreenda.
2. Pratique exercícios
Se você é sedentário, já sabe que deveria fazer algum esforço para modificar este hábito. Não há necessidade de se tornar um obcecado por academia, longe disso. Muitas pessoas aproveitam os benefícios da atividade física, a prática ajuda a construir auto-estima e confiança. Faça algum exercício que aumente sua frequência cardíaca por cerca de 20 minutos diariamente, como uma caminhada mais intensa. Acredite, a prática vai lhe dar mais energia e impulsionar o bem-estar.
3. Seja grato
Essa é bem simples. Procure sempre elogiar algum colega. Não pense demais nem exagere, apenas integre o hábito a sua rotina. Isso pode transformar a forma que você encara seus colegas e o ambiente de trabalho.
4.Planeje
O que acha de organizar seus dias por blocos ou turnos? Tenha um calendário e atribua tarefas a cada um dos dias. Esta prática é válida porque, se você não planejar o que deve fazer, é provável que não faça nada mesmo. Não é necessário estar sempre muito ocupado (a), o que também não é sinônimo de produtividade. Eleja prioridades e também preveja períodos de descanso.
5. Coloque suas metas no papel
Toda manhã, escreva suas cinco metas prioritárias. Estudo publicado na Harvard Business Review revelou que definir metas é um hábito comum entre indivíduos altamente produtivos. Não indique apenas suas metas do dia, mas as mais relevantes para a sua vida. Uma ideia é escrever como se elas já tivessem sido alcançadas. Por exemplo: “eu faturei R$ 1 milhão com a minha empresa aos 40 anos”.
6. Pratique a afirmação positiva
Encontre a sua frase ou citação inspiracional do dia. Há muitas falas inspiradoras de grandes líderes que você pode usar para se estimular. Escolha uma que faça sentido para o seu dia e a use para ficar inspirado. Cerque-se de positividade todas as manhãs.
São ótimas metas para te impulsionar a crescer como indivíduo, empreendedor, colega, amigo. A falta de tempo costuma ser uma queixa comum entre quem não consegue tocar um projeto ou implementar mudanças. Acordar mais cedo e usar esse tempo para te ajudar a realizar metas pode ser o passo que você precisava.