A arte do recomeço
Texto por Paula Lucchese Cordeiro
"Que tenhamos a rebeldia para romper com o que nos aprisiona e a coragem para ser do tamanho daquilo que sonhamos."
Professor DeRose
Janeiro é um convite ao recomeço. Um novo ciclo se inicia e horizontes se desenham, trazendo um impulso renovado rumo ao crescimento e à evolução, em qualquer área da vida que desejarmos.
Entretanto, com tantas atividades se acumulando ao longo de nossos dias, encontrar espaço e energia para iniciar algo – ou mesmo retomar algo importante e necessário para você – pode tornar-se um desafio imenso. É como se os dias simplesmente escapassem, deixando aquela sensação incômoda de que coisas valiosas ficaram de lado. Você já se identificou com este sentimento?
A verdade é que, para que esses horizontes se tornem realidade, é preciso mais do que desejar: é preciso refletir sobre o que importa, e colocar-se em movimento. Traçar de forma consciente os passos que nos conduzem à transformação, e levá-los ao verdadeiro campo de batalhas: as 24 horas que compõem nosso dia.
Pela importância que damos a uma vida com consciência e propósito em nossa escola, ao longo deste mês de janeiro traremos às práticas, textos e atividades esta reflexão: os desafios e oportunidades do recomeço, e a construção de novos horizontes.
Neste contexto, elencar prioridades é parte fundamental do (re)começo! Afinal, o tempo é um recurso limitado e valioso. Como decidir o que realmente importa?
Proponho então uma técnica muito simples e eficaz, para que você coloque "as mãos na massa": listar seus objetivos e tarefas, classificando-as em duas dimensões: importância e urgência. Separe alguns minutos do seu dia, faça algumas respirações profundas, trazendo atenção ao seu corpo buscando diminuir as distrações internas e externas, e reflita sobre as seguintes questões:
1 - O que é urgente e importante? Essas serão suas prioridades – sugiro no máximo três itens.
2 - O que é importante, mas não urgente? Pode ser uma atividade que você simplesmente ama fazer, mas acaba colocando em segundo plano. Pense com carinho em como você pode torná-la parte da sua vida.
3 - O que é urgente, mas não importante? Considere delegar a alguém ou minimizar o tempo despendido nessa atividade.
4 - O que não é nem urgente nem importante? Reavalie se merece estar na lista! Este item equivale àqueles preciosos minutos que todos nós deixamos perdidos nas redes sociais...
Apesar de existirem muitas técnicas em livros e por toda a internet, dificilmente podemos afirmar que há uma fórmula pronta e igual para todos: por isso nos referimos à “arte” do recomeço... Cada um de nós deverá encontrar dentro de si a força que o move, aquilo que o inspira a ser melhor amanhã do que hoje. Esta é uma decisão pessoal e intransferível.
Yorumlar