top of page

Ano novo, metas novas (de novo)

Texto por Paola Martins



Todo o começo de ano Ă© a mesma coisa: listas e listas de “To Do”s.


Reflete comigo: quantas das suas metas deste ano estĂŁo na sua lista desde 2024? 2023? 2020? 1999?


Ah, poise.


Quer saber a razĂŁo disso?


NĂŁo, nĂŁo Ă© o alinhamento dos planetas nem culpa da sua mĂŁe.


A questĂŁo Ă© que temos a propensĂŁo de sonhar e almejar saltos quĂąnticos, sem antes aprendermos a andar.


Um passo depois do outro.


Ninguém gosta de pequenos passos. Todos queremos dar pulos maiores que a perna, ou mesmo voar sem asas.


A sensação Ă© exatamente essa: janeiro Ă© aquele mĂȘs do ano em que absolutamente todo mundo estĂĄ com a cabeça nas nuvens, sonhando alto, pensando em conquistar o mundo, se sentindo invencĂ­vel, com sede de ser herĂłi.


SĂł que daĂ­ chega a primeira semana Ăștil do ano, a rotina nos reencontra, deixamos o sal da praia um pouquinho de lado, e absorvidos pela cidade, pouco a pouco vamos deixando nossas metas de lado, atĂ© que, lĂĄ por agosto, nĂŁo sobra nem a lembrança das listas que fizemos e que neste ponto apenas juntam poeira em alguma gaveta da casa.


Porque se meu plano era triplicar meu salårio em 2025, e isso não aconteceu até o começo de março, então esquece, eu desisto, deixa pra lå, vai ficar pra minha versão de 2026.


Sempre tem o prĂłximo ano.


Sempre tem o prĂłximo ano?


VocĂȘ sabe que nĂŁo.


SĂł temos o aqui e o agora.


Por isso que escolher nossos planos e nossas metas para esse curtĂ­ssimo espaço de tempo que sĂŁo os prĂłximos 12 meses deve ser feito com muita autorresponsabilidade e consciĂȘncia.


Reserve um momento para verdadeiramente entender suas vontades e seus motivadores neste 2025. Tenha respeito com o seu corpo – fĂ­sico, mental e emocional. Tenha em mente que vocĂȘ deve se comprometer ao auto esforço e a autossuperação, mas sem forçar nada.


Ao fazer seu planejamento do ano, qualquer desconforto, suor em excesso, aceleração cardĂ­aca ou nĂł da garganta podem ser sinais do seu corpo para que vocĂȘ seja mais moderado. Atente-se.


Coloque no papel. A palavra tem poder de gĂȘnese, de criação, de construção da realidade. Primeiro damos o nome para entĂŁo darmos a forma. A palavra dita Ă© flecha lançada, mas some no horizonte. A palavra escrita perpetua nossas intençÔes e compromissos.


Escolha aquilo o que for assimilĂĄvel, prazeroso e que fizer sentido com a versĂŁo de vocĂȘ mesmo neste instante. NĂŁo com as versĂ”es ultrapassadas que vocĂȘ jĂĄ deixou para trĂĄs.


Lembre-se que a nossa filosofia Ă© sensorial. A disciplina Ă© muito importante, e Ă© a melhor amiga da liberdade, mas ninguĂ©m, absolutamente ninguĂ©m neste mundo pode, com sucesso, lhe dizer o que Ă© melhor para vocĂȘ neste ano.


VocĂȘ precisa sentir na pele.


Boa sorte pra nĂłs!


Comments


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page