Axioma número 1: Não acredite
Por Paula Lucchese Cordeiro
E um incentivo a que você jamais desista antes de tentar
Tenho certeza de que você já sentiu essa necessidade em algum momento da vida: uma urgência de mudar algo profundamente enraizado na sua forma de ser ou de se conduzir. Uma constatação de que é necessário rever algum aspecto fundamental de como navega a sua vida – isso, claro, se você identificou algo que deseja obter e está disposto a buscar um caminho para chegar lá.
Esse dilema pode variar imensamente de magnitude: pode ser objetivo, como adotar um estilo de vida mais adequado ao seu estado de saúde atual, ou até mais complexo, como rever seus objetivos de vida quando passa dos 40 e se dá conta que a matemática da vida mudou, e não parece ser a seu favor...
Independentemente da situação, você compreende que para ir além, para evoluir, precisa mudar comportamentos bem estabelecidos e que já são automáticos. Você inclusive já tem uma boa ideia do que precisa colocar em prática para que essa evolução aconteça.
Diante disso, a primeira reação costuma ser a resistência. Será que preciso mesmo mudar? Será que não existe um atalho? Será que eu não posso dar um “jeitinho”?
Não, amigo(a) leitor(a), o atalho raramente é o caminho para algo significativo na vida, uma conclusão sobre a qual escrevi neste post caso você não tenha lido. O caminho real é através do que seja lá o que você estiver passando, e sem dúvida, será cheio de bons desafios para você contar a história aos amigos depois, se tudo der certo.
Sei disso porque estou em meio a esse desafio; ficou muito claro que os projetos nos quais escolhi investir meus esforços requerem uma reconfiguração das minhas prioridades e de como administro o meu tempo e foco, para que se tornem reais. Ou melhor, para que eu me transforme na pessoa capaz de torná-los reais!
E foi em meio à minha própria resistência a essa mudança que lembrei deste axioma do Professor DeRose, o primeiro de uma lista que segundo ele, é fruto da experiência dos seus 80 anos de vida e mais de 60 de profissão. O mais conhecido é o axioma número 1: não acredite.
Inicialmente, pode-se pensar que o axioma número um sugere que você desconfie, ou até desista. A verdade é que este axioma o provoca; coloca uma pulga atrás da sua orelha. O que ele realmente significa é: utilize uma boa dose de ceticismo saudável e descubra por você mesmo. Pesquise. Experimente. Ouse tentar.
Passamos tempo demais sendo e fazendo as mesmas coisas, dia após dia. Tornamo-nos rígidos, acostumados demais a agir e reagir sob as mesmas premissas que nos acompanham ao longo da vida. Repetimos os mesmos padrões e, depois, nos perguntamos por que as coisas não mudam.
Alguém em quem você confia propôs uma abordagem diferente a uma situação recorrente na sua vida? Faça um teste e comprove.
Teve uma nova ideia de como conduzir um projeto ou relacionamento importante para você? Experimente.
Um profissional respeitado lhe recomendou uma alimentação e exercícios diferentes para melhorar sua saúde? Coloque em prática.
Perceba que você é o dono da sua própria experiência, e o único capaz de criar a realidade que deseja para si mesmo.
Aqui vai um desafio: pense em algo que você sabe que precisa mudar, mas ainda não tentou. Escolha uma – apenas uma – ação diferente de tudo o que já fez. E faça. Desafie-se. Dê o primeiro passo para um projeto novo. Cozinhe sua própria refeição. Leia um livro fora da sua zona de conforto. Fique fora do Instagram por um dia. Vá dormir meia hora mais cedo. Faça HOJE algo que vem adiando há meses.
Aceite que o resultado é desconhecido. Aprenda a conviver com a incerteza de onde isso poderá levá-lo. E acima de tudo, não acredite: descubra você mesmo. Talvez essa seja a atitude que o separa daquilo que mais deseja.
O axioma número 1 (e vários outros) estão no livro Sucesso, do Professor DeRose.
Vem praticar!
Estamos de casa nova! Você está convidado a fazer uma aula na Fabiano Gomes School. Entre em contato conosco e agende seu horário.
Rua Barão de Santo Ângelo, 362 - Moinhos de Vento - POA/RS
Site: www.fabianogomes.com.br
Instagram: @fabianogomes_school
Comments