Não existe caminho fácil para um objetivo difícil
Por Paula Lucchese Cordeiro
E o que karma tem a ver com isso
Na tarde desta sexta-feira, dia 13/9 (sim, sexta-feira 13 com temporal, internet instável e fuligem das queimadas 🥸), passei por uma das etapas mais desafiadoras da minha jornada no DeRose Method: a prova para abrir o grau de instrutora. Foram horas intensas durante as quais fui avaliada por uma banca respeitadíssima, que conta com no mínimo 100 anos somados de experiência no Método.
Confesso que não foi nada fácil. Me senti insegura na maior parte do tempo, cometi erros e recebi diversas correções e avaliações cruciais para a minha formação. Ainda assim, fui acolhida com muito carinho e consideração. E percebi que, apesar do meu esforço, eu não estava tão preparada quanto esperava.
Felizmente, fui aprovada! Entre tantas lições, uma que realmente ficou comigo após essa experiência foi que não existe caminho fácil para um objetivo difícil.
Refletindo sobre a minha jornada destes últimos anos, percebo com clareza o quanto desejo viver uma vida autêntica, com relevância e pertencimento. O quanto quero fazer algo que amo e que, ao mesmo tempo, possa ser útil à sociedade, junto com um grupo de pessoas que respeito e admiro. É um desejo profundo e também muito difícil de realizar – quantas pessoas você conhece por aí que podem dizer ter conquistado seus maiores objetivos na vida? E aí que está o ponto: se o objetivo é tão grande, faz sentido que o caminho até ele seja desafiador, certo?
Certo, mas o que isso tem a ver com o karma? Aliás, prepare-se, pois você provavelmente não conhece o que essa palavra realmente significa... Deixo ao Professor DeRose explicar esse conceito fundamental da filosofia oriental: o karma é definido como “um destino maleável que modificamos a cada minuto em virtude das nossas ações, palavras e pensamentos. Estamos o tempo todo a tecer nosso futuro imediato e distante. Cada ação (karma = ação) protagonizada gera inexoravelmente uma reação, ainda que a ação inicial tenha sido apenas palavra ou pensamento.”
Toda escolha que fazemos gera uma consequência.
Para alcançar esse tipo de vida que desejo, preciso ser extremamente consciente nas minhas atitudes. Cada pequeno passo, cada decisão que tomo, me aproxima ou me afasta do que quero construir. Então, mesmo diante das dificuldades e falhas, que podem vir acompanhadas eventualmente de dor, tristeza, desânimo ou qualquer outro sentimento que surge quando estamos enfrentando nossos próprios limites, entendo que estou traçando o meu caminho com propósito.
E você, já parou para refletir sobre as suas escolhas? Elas estão alinhadas com o que você realmente deseja alcançar? E mais: você sabe aonde quer chegar? Como tem enfrentado os desafios que surgem no caminho dos seus maiores objetivos?
Conquistar algo significativo requer dedicação. Tempo. Esforço (e um pouco de sorte, vá lá). E, a cada obstáculo vivido e superado, temos a oportunidade de aprender mais sobre nós mesmos e sobre o que é necessário para chegar aonde queremos.
Mesmo os caminhos difíceis ficam muito mais agradáveis quando a gente vai bem acompanhado.
Existe muito mais a ser falado sobre karma! Se você quiser se aprofundar no assunto, recomendo a leitura no Tratado de Yôga, do Professor DeRose, onde esse e outros conceitos são explorados em detalhe. Voce pode adquirir o Tratado aqui.
Vem praticar!
Estamos de casa nova! Você está convidado a fazer uma aula na Fabiano Gomes School. Entre em contato conosco e agende seu horário.
Rua Barão de Santo Ângelo, 362 - Moinhos de Vento - POA/RS
Site: www.fabianogomes.com.br
Instagram: @fabianogomes_school
Comments