O local de práticas - um novo capítulo
Texto por Paula Lucchese Cordeiro
Quem conheceu a sala de práticas do terceiro andar da Luciana de Abreu, 115, jamais irá esquecer. Em Maio de 2023, um curto circuito durante um pequeno reparo danificou o telhado, interditando a sala e levando a lágrimas de perplexidade e tristeza toda a equipe, alunos e amigos. Havíamos feito sem saber nossa última prática neste poderoso Bhavan, que tantas transformações e momentos especiais acolheu e possibilitou.
Em Maio de 2024, era dado início a um novo capítulo: a mudança da Escola Fabiano Gomes para um novo local iria requerer uma grande obra em uma casa magnífica, há menos de uma quadra de seu local de origem.
Desde então, tanta coisa já aconteceu - incluindo uma inundação histórica logo nos primeiros dias de obra, a maior tragédia da história recente do Rio Grande do Sul, que marcou nosso estado de forma tão profunda.
Só quem acompanha de perto sabe realmente quanto trabalho e investimento, quanto planejamento, dedicação e amor são colocados diariamente em cada pedacinho deste local. Me sinto privilegiada por poder fazer parte de cada passo dessa jornada.
Jornada que tem como destino a criação de um lugar único, visto apenas em sonhos e gerado no coração; que a cada dia se materializa diante dos nossos olhos atentos a cada detalhe, cada novidade, cada impasse que surge com a descoberta de um "probleminha inesperado" - algo na verdade mais do que esperado na reforma de uma casa histórica de mais de 100 anos!
Mas temos pressa. Estamos contando os minutos para ver nascer e compartilhar com o mundo o local que será nossa nova casa. Nosso novo Bhavan.
Um lugar fervilhante de gente, cheio de novas ideias e de conhecimento; de muitos sorrisos (e lágrimas - quem nunca?), conexão, bem-estar, evolução, diversão; com muitas práticas e mantras de fazer tremer as paredes - "um ambiente de aprendizagem total, uma Escola de trezentos e sessenta graus", como escreveu Elio D'Anna, sem saber que também se referia a nós!
Sou suspeita, pois o dia em que conheci o embrião desse projeto, foi amor à primeira vista. Tenho, porém, a mais profunda convicção de que o que vem por aí será extraordinário, e com o potencial de revolucionar as vidas de todos que dele escolherem fazer parte.
Por fim, tomo a liberdade de reproduzir um trecho do texto escrito lá em Maio de 23, logo após o fechamento da sala, pela Paola Martins, instrutora da Escola:
"Bhavana ou Bhavan" significa "local de práticas".
Toda a sala de práticas viu, ouviu, testemunhou, sentiu, de suas portas pra dentro e entre suas quatro paredes, uma enormidade de vidas sendo vividas em diferentes estados e estágios.
É no Bhavan que nos tornamos egrégora, mas o mais importante é que continuamos a ser egrégora mesmo fora dele. E somos uma egrégora antifrágil: absolutamente beneficiados com o caos.
Abraçamos a destruição, pois todo o solo precisa ser arado antes do próximo plantio. Ato seguinte (em um mátrá), vemo-nos prontos para a reconstrução. Já estamos há muito tempo plantando nossas sementes e já temos frutos para colheita.
É o Bhavan que nos torna egrégora, e dentro da egrégora, todos os lugares são Bhavan."
Spoiler alert não autorizado do Antes x Depois: quem viu só viu no blog ;-)
Kommentare