top of page

O Yôganidrá da Paola

Por Paula Lucchese Cordeiro


A descontração no Yôga e na vida


Quando comecei a praticar, tudo era novidade. Mas logo aprendi que uma prática completa e ortodoxa é composta por 8 partes, uma das características principais do SwáSthya Yôga: o ashtánga sádhana. O instrutor conduz o praticante através de cada anga (parte, em sânscrito), que culmina no exercício de concentração e meditação, ao final da prática.

 

Aos Sábados pela manhã, as aulas têm uma duração de uma hora e meia, 30 minutos extras para praticar com muita calma. Esta era minha primeira prática com a instrutora Paola Martins. Entrei na aula após uma semana intensa, dura e estressante no meu trabalho, já tendo experimentado previamente a força e a energia que uma prática completa produz.

 

O que eu ainda não tinha tido a oportunidade de experimentar era o imenso prazer que um longo yôganidrá é capaz de produzir em um ser humano cansado (eu, no caso).

 

Ao longo de alguns bons e preciosos minutos, a voz doce e suave da Paola me conduziu a um estado profundo de relaxamento, através de uma indução muito bem treinada e segura, mas também intuitiva e gentil. Durante a descontração, um momento é separado para a reprogramação emocional, na qual é proposto ao praticante que realize as suas mentalizações positivas, abrindo espaço para uma transformação gradual e assimilável ao longo de cada prática.

 

“Eu acho que tu vais ganhar a vida usando a tua voz, Paola!”, sugeri já cheia de intimidades, durante o mate após a prática. Já se passaram anos e eu continuo achando a mesma coisa, diga-se de passagem – o yôganidrá da Paola segue conquistando corações.

 

Cabe uma breve explicação* a respeito desta técnica, que constitui o sétimo anga do ashtánga sádhana: o yôganidrá é a descontração que auxilia o yôgin na assimilação e manifestação dos efeitos produzidos por todas partes da prática. A eles, soma os próprios efeitos de uma profunda recuperação muscular e nervosa.

 

A indução, feita de forma tão especial pela Paola – e por todos os instrutores do DeRose Method – localiza a consciência em cada segmento do corpo, um por um, a fim de desligar todos os pontos de tensão; em geral, é realizado dos pés para a cabeça. Essa técnica utilizada no Yôga é etapa fundamental para a que vem logo após: a meditação.

 

Se você é como eu, deve perceber que surgem momentos ao longo da sua semana em que as exigências do dia a dia, os desafios das relações pessoais e do trabalho, e o ruído mental provocado pelo constante acesso às redes sociais (cujos efeitos às vezes nem são percebidos), ultrapassam a sua capacidade de metabolização. O cansaço vira pura exaustão física, emocional e mental.

 

Esses são os exatos momentos em que a descontração completa pode tornar-se uma ferramenta indispensável na renovação da energia, produzindo uma profunda sensação de bem-estar e vitalidade, trazendo como resultado muita disposição para viver, sorrir, amar e trabalhar.

 

*Fonte: Tratado de Yôga, DeRose

Não é uma descontração mas é um momento descontraído ;-) Paula, Paola e Jéssica no Sat Chakra de final de ano!
 

Áudios do Professor DeRose no Spotify

Convido-você a experimentar esta técnica de descontração em sua própria casa: no Spotify você encontra essas duas preciosidades, narradas pelo próprio Professor DeRose:




Experimenta e depois volta para nos contar como foi ♥.

 

Vem praticar!

Estamos de casa nova! Você está convidado a fazer uma aula na Fabiano Gomes School. Entre em contato conosco e agende seu horário.

Rua Barão de Santo Ângelo, 364 - Moinhos de Vento - POA/RS

Instagram: @fabianogomes_school

Comments


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page